Nas dependêcias do ginásio de esportes Arlindo Buck, na manhã desta sexta-feira, 19/04, Barra do Bugres teve uma celebração especial para marcar seus 80 anos de existência. Comemorar os 80 anos da cidade no Dia do Índio adiciona uma camada extra de significado à celebração. O município escolheu essa data para celebrar seu aniversário, reconhecendo e honrando a diversidade cultural e a história rica que fazem parte da identidade de Barra do Bugres.

A participação de pais, alunos e diferentes grupos da comunidade torna a celebração ainda mais especial e inclusiva. A presença da Banda de Música da Prefeitura e da Orquestra Sinfônica do Projeto Doce Vida, mantido pelo Grupo Barralcol, proporcionou uma atmosfera musical encantadora. Além disso, envolver os alunos da Polícia Militar Mirim e os Desbravadores mostra o comprometimento da comunidade em educar e envolver os jovens em atividades cívicas e culturais.

O grupo de Ciriri Flor de Atalaia de Cuiabá é conhecido por suas apresentações culturais encantadoras e envolventes. A inclusão de uma apresentação de Ciriri durante o ato cívico certamente adicionou um toque especial e culturalmente rico ao evento. O Ciriri é uma manifestação cultural tradicional de Mato Grosso, com danças, músicas e trajes típicos que refletem a rica herança cultural da região. a apresentação do Ciriri Flor de Atalaia de Cuiabá foi um destaque memorável, enriquecendo ainda mais a celebração dos 80 anos de Barra do Bugres.

A Fanfarra da Escola Estadual 7 de Setembro, do distrito de Assari, proporcionou um momento realmente especial e empolgante durante o evento. O grupo animou o público com suas performances musicais. Parabéns à Fanfarra da Escola Estadual 7 de Setembro pelo belo desempenho e por tornar o evento ainda mais especial com sua apresentação!

Em nome do Legislativo Municipal, a vereadora Cleide Oliveira (Republicanos), acompanhada pelo vereador Arthurzão Partido Renovação Democrática (PRD), disse sentir um profundo amor e apreço por Barra do Bugres. A cidade que acolheu há mais de 27 anos, tem uma rica tapeçaria cultural e belezas naturais que inclui povos indígenas, comunidades quilombolas e uma população trabalhadora dedicada, é um exemplo vivo da diversidade e da riqueza cultural do Brasil.

A prefeita Azenilda Pereira (Republicanos) se emocionou ao falar sobre sua ligação com a história e a comunidade de Barra do Bugres. Sua conexão pessoal com o município e seu reconhecimento da importância dos indígenas Umutina na história da região são profundamente significativos, agradecendo a cada cidadão barrabugrense.

Ao destacar a presença ancestral dos indígenas Umutina e sua contribuição para a formação e desenvolvimento da área, a prefeita ressalta a importância de honrar e reconhecer as raízes e a diversidade cultural que moldaram o município ao longo dos anos, hoje celebram os 80 anos de emancipação político-administrativa de Barra do Bugres.