Em 31 de dezembro de 1943 a Lei 545 criava o município de Barra do Bugres . O novo município foi instalado em 19 e abril de 1944 coroado a êxito os esforços barrabugrenses, tendo sido nomeado para ocupar a Prefeitura Municipal, o professor Alfredo José da silva.

Em 1948 foram empossados os primeiros vereadores no município, eleitos por sufrágios (votos). Sendo eles:

• Claret Otaviana Dias
  • Pedro de Campos Borges
  • Tito José Parada
  • Aureliano Maximiniano de Jesus
  • Almicar Josseti,
  • João Arantes de Souza
  • Antônio Liria Passos

E neste mesmo dia toma posse o primeiro prefeito eleito JOAQUIM MARIANO DE MIRANDA, aos habitantes do município dá-se a denominação de “BARRENSES” ou “BARRABUGRENSES”.

A vida econômica foi transformada com a vinda de colonos de Minas Gerais, São Paulo e Ceará, trazendo alterações no plano agrícola, sendo que a pecuária ocupa lugar de destaque neste período mais recente da economia.

Fonte IBGE