Aspectos Históricos da Economia

Barra do Bugres tem sua fundação ligada aos ciclos econômicos do estado no final do Século XIX e começo do Século XX, que iniciou-se com o ciclo da exploração vegetal, com os principais produtos a poaia, borracha e o cedro.



Esses ciclos influenciaram na formação populacional e foram também importantes para a evolução e expansão territorial do município.



Desbravamento do Município



O primeiro ciclo econômico e também responsável pela formação de Barra do Bugres foi a poaia, conhecida também como ipecacuanha (Cephaelis Ipecacuanha). Conforme Moraes (2004) a partir do ano de 1878, Barra do Rio Bugres, como era chamada na época, começou a receber os primeiros moradores procedentes de Cuiabá, que vieram em busca do produto. A densidade populacional era muito baixa e os habitantes viviam em pequenos sítios, pelo interior de um grande território que ia além da Serra de Tapirapuã.



A terra barrabugrense passou a ser conhecida como a porta de entrada da região poaeira, única fonte de economia até a década de 1960. Fato este devido ao clima e ao solo propício para o cultivo da poaia. (1)

 

 

 Economia atual

 

A economia do município gira principalmente em torno do agronegócio e mais especificamente da indústria sucroalcooleira e bovinocultura de corte. Barra do Bugres conta com uma usina de álcool, biodiesel e açúcar, a Barralcool, que também produz eletricidade, através do bagaço de cana, não só para seu consumo mas também vende para a empresa de energia de Mato Grosso-REDE/CEMAT. Ademais, não só a indústria como também há o abatedouro Vale do Bugres, com capacidade de abate para 400 reses/dia, o frigorífico Barra (em términos de instalação), indústria de ração animal, indústria de madeira, indústria moveleira, serrarias, máquinas de beneficiamento de arroz, marcenarias onde se fabricam móveis e carrocerias, gráfica, metalúrgica, serralherias, indústria de cerâmica (tijolos, lajotas e telhas), também o comércio local organizado e adequado nas normas da associação comercial e industrial de Barra do Bugres, madeireiras, postos de combustíveis e uma infinidade de empresas de pequeno e médio porte que fornece emprego e renda direta e indiretamente e nas quais ainda fornece empregos sazonais.



(1) De acordo com Ozíris do Espírito Santo, Mestre em Agricultura Tropical e Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, em entrevista concedida no dia 19 de outubro de 2010. Embora o solo da região seja procípio para o cultivo da poaia, a extração sem um manejo adequado levou a escassez dessa vegetação na região. Contudo, em parceria com instituições de ensino e financeiras, o município iniciará em 2011, um projeto de cultivo da poaia.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA, (IBGE). Censo 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 20 de jan. 2011.

MORAES, Cleonice Aparecida de. História e trajetórias: um estudo sobre o cotidiano dos poaeiros em Barra do Bugres (1930-1960). Dissrtação